The M+G+R Foundation


Details of the Modifications to the Fatima Secret


The underlined portions reflect the exact same underlining found on the scanned texts. (1)
The text in red highlights the actual difference found in the text when comparing the Original Version with the New Version.
Te text in red italic highlights areas where punctuation has been changed.
.


ORIGINAL VERSION

NEW VERSION




.
 

Tirei para isso que falar algo do segredo e responder ao primeiro ponto de interrogaçāo.

O que é o segredo?

Paresse-me que o posso dizer, pois que do liu tenho já a licença de representantes de Deus n aterra, tive-me autorizado a ésso varias vezes, e em varias cartas, umo dos quais, julgo que conserva V. Ex.Rv. (illegible)  Jósé Bernardo Gonçalves, na en que me-manda escrir ao Santo Padre. Um dos pontos que me indica é a revelaçāo do segredo. Algo disse, mas para nāo alongar mais ésse escrito que devia ser breve, limitei-me ao indispensable, dirigendo a Deus a oportunidade d’um momento mais favoravel.

Espus já no segundo escrito a duvida-que de 13 de junho a 13 de julho me atormentou e que n’essa apariçāo tudo se desvaneceu.

Continuem a vir aqui todos os mezes, en Outubro direi quem sou, o que quero e farei um milagro que todos an de ver para acreditar.

 

E aquí fiz alguns pedidos que nāo recordo bem quais foram. O que me lembro é que, Nossa Senhora disse que era preciso rezarem o terço para alcançarem as graças durante o ano. E continuou. Sacrificai-vos pelos pecadores, e dizei muitas vezes, em especial, sempre que fizerdes algum sacrificio. Ó’Jesus é por vosso amor, pela conversāo dos pecadores e em reparaçāo pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coraçāo de Maria. E so dizer estas ultimas palabras abriu de novo as māos como nos dois mezes passados.

 
 

Bem o segredo consta de tres coisas distintas, duas des quais vou revelar.

 

A primeira foi pois a vista do inferno!

O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um mar de fogo, mergulhados em ésse fógo os demonios e as almas, como se fossem brazas transparentes e negras ou bronziadas com forma humana, que flutuavam no incendio, levadas pelas chamas que d’elas mesmas saiam juntamente com nuvems de fumo, caindo para todos os lados semelhante ao cair das faulhas em os grandes, sem peso nem equilibrio, entre gritos e gemidos de dór e desispero que horrorizava e fazia extremecer de pavor. (deveu ser ao deparar-me com esta vista que dei ésse ai, que dizem terme ouvido). Os demonios distinguíam-se por fórmas horriveis e aserosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvoes em braza. Asoustados e como que a pedir socorro levantamos a vista para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza. Visteis o inferno, para onde vao as almas dos pobres pecadores; para as salvar Deus quer establecer no mundo a devocao a meu Imaculado Coraçao, se fizerem o que eu vos disser salvar-se-āo muitas almas e terāo páz: a guerra vai acabar: mas se nāo deixarem de ofender a Deus, no reinado de Piu XI començará outra peor. Quando virdes uma noite alimeada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de presseguiçoes á Igleja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagraçāo da Russia a Meu Imaculado Coraçāo, e a Comunhao reparadora nos primeiros sabados. Se atenderme a meus pedidos a Russia se convertirá e terāo páz: se nāo, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo querras e presseguiçoes a Igleja, os bons serāo martirizados, o Santo Padre terá muito que sufrer, varias naçoes serāo aniquiladas: por fim o Meu Imaculado Carazāo triunfará. O Santo Padre consagrar-me á a Russia que se converterá e será consedido ao mundo algum tempo de páz.

Nossa Senhora moustrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaijo da terra. Mergulhados em isse fogo os demonios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronziadas com forma humana, que flutuavam no incendio levadas pelas chamas que d’elas mesmas saiam juntamente com nuvems de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faulhas em os grandes incendios sem peso nem equilibrio, entre gritos e gemidos de dór e desispero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demonios distinguíam-se por formas horriveis e aserosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e gracas a Nossa Mae do Céu, que antes nos tinha prevenido com a promesa de nos levar para o Céu (na primeira aparicao) se assi nao Fosse, creio que teriamos morrixo de susto e pavor. En seguida levantamos os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza Viste o inferno para onde vao as almas dos pobres pecadores, para as salvar Deus quer establecer no mundo a devocao a meu Imaculado Coracao. Se fizerem o que eu vos disser salvar-se-āo muitas almas e terāo paz. A guerra vai acabar. Mas se nāo deixarem de ofender a Deus, no reinado de Piu XI comensará outra peor. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida, sabei que, é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio la guerra, la fome, e de presseguiçoes á Igleja e ao Santo Padre. Para a impedir virei pedir a consagraçāo da Russia a Meu Imaculado Coraçāo e a Comunhao reparadora nos primeiros sabados. Se atenderme a meus pedidos a Russia se convertirá e terāo páz, se nāo, espalhara seus erros pelo mundo, promovendo querras e presseguiçoes a Igleja, os bons serāo martirizados, o Santo Padre terá muito que sufrer, varias naçoes serāo aniquiladas, por fim o Meu Imaculado Carazāo triunfará. O Santo Padre consagrar-me á a Russia que se converterá e será consedido ao mundo algum tempo de páz.

   
   

_______________________
(1)    Original Version (*) - Page 1 of 3 - Page 2 of 3 - Page 3 of 3

       New Version (**)     
- Page 1 of 3 - Page 2 of 3 - Page 3 of 3

(*)    Memórias de Irmã Lúcia,  6th Edition, March 1990 - Imprimatur Fatima, 13 March 1990 - +Bishop Alberto - Diocese of Leiria-Fatima
(**)  Memorias de la Hermana Lucía, 7th Edition, July 2003 -Volume I ; Imprimatur Fatima, July 13, 2003 - +Bishop Serafím - Diocese of Leiria-Fátima


Return to Originating Document


© Copyright  2005 - 2016 by The M+G+R Foundation. All rights reserved. However, you may freely reproduce and distribute this document as long as: (1) Appropriate credit is given as to its source; (2) No changes are made in the text without prior written consent; and (3) No charge is made for it.


The M+G+R Foundation
About Us and Frequently Asked Questions


PAGE of INTRODUCTION to DOMAIN


HOME PAGE

HOME PAGE - Español

HOME PAGE - Portugues

Back Up HOME PAGE



Our Research Department

To Search for Information Within Our Domain Click Here

Document Indexes: - Sorted by Title - Sorted by File Name


Future Use

Please Note: If the above dated image does not appear on this document, it means that you are not viewing the original document from our servers. Should you have reason to doubt the authenticity of the document, we recommend that you access our server again and click on the "Refresh" or "Reload" button of your Browser to view the original document.

If you wish to contact The M+G+R Foundation, please Click Here and follow the instructions.