The M+G+R Foundation

A Medalha Milagrosa



Quem é Catarina Labouré

Em França, em 2 de Maio de 1806, nasce Catarina Labouré, filha de cristianíssimos pais, que com ela contaram onze filhos.

Em 1818 fez a sua primeira Comunhão. Uma sua irmã testemunhava:

- Foi a partir deste dia que ela teve uma devoção muito grande para com a Santíssima Virgem. Edificava todas as companheiras pelo seu fervor. Sentindo em si o chamamento divino para a vida religiosa, fez o pedido ao pai.

- "Não irás!" Foi a resposta áspera do pai, não compreendendo a felicidade e a glória duma vocação religiosa. Catarina sofre em silêncio e suplica a Deus que trate Ele do assunto... O certo é que o pai reflecte e a autoriza a ir.

Passado algum tempo, Catarina Labouré entrava na Congregação das Filhas de Caridade de S. Vicente de Paulo.

Aos 23 anos é admitida no Noviciado, na Rua du Bac, em Paris. "Meu Deus, eis-me aqui para fazer a Vossa vontade" foi o seu programa.


Aparição de Nossa Senhora

A 18 de Julho de 1830, as 11 h 30 da noite, dorme. De repente, ouve alguém a chamá-la. Corre a cortina e vê um menino branco, com uma beleza fulgurante. Todo ele brilhava. É o seu Anjo da Guarda.

""Vem, vem à capela! A Virgem Santíssima espera-te""

""Mas... vão ouvir-me... serei descoberta... Não temas nada. São vinte e três horas e meia. Todos dormem. Eu acompanho-te."

Catarina ergue-se, veste-se e segue o Anjo. Fica espantada ao chegar a capela, vendo que ao simples toque do seu Anjo a porta se abre, e encontra o templo todo iluminado.

"Eis a Virgem Santíssima, ei-La!" diz o Anjo.

Catarina percebe um pequeno ruído, como o ruflar de sedas. E uma Senhora de beleza indescritível surge e vem sentar-se junto do altar. Catarina lança-se irresistivelmente para Ela, e cai-lhe de joelhos aos pés. As emoções da sua alma assim as resumiu: Ali se passaram os momentos mais doces da minha vida. Seria impossível dizer tudo quanto experimentei...

E Nossa Senhora disse-lhe:

"Minha filha, o bom Deus quer encarregar-te duma missão. Terás muito que sofrer... não temas... Tem confiança... Vem junto deste altar... Aqui, as graças serão espalhadas sobre todos os que as pedirem, com confiança e fervor."


Segunda Aparição de Nossa Senhora

Em 27 de Novembro de 1830, às cinco e meia da tarde, Nossa Senhora aparece de novo a Catarina Labouré, que se encontrava na capela em oração. A Virgem Santíssima está resplandecente de brilho. Das suas mão saem raios formosíssimos. E Nossa Senhora explica:

"Estes raios são o símbolo das graças que eu concedo às pessoas que mas pedem".

Em volta da Virgem Santíssima forma-se um quadro oval, no qual se liam estas palavras: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".



Esta jaculatória deve repetir-se, muitas vezes durante o dia.

E Nossa Senhora comunica-lhe então:

"Manda cunhar uma medalha segundo este modelo. As pessoas que a trouxerem, receberão grandes graças. As graças serão abundantes para as pessoas que tiverem confiança".

A visão que Catarina tem diante de si pareceu-lhe voltar-se, e ela vê no reverso a letra M, encimada por uma cruz, e tendo por baixo dois Corações, um cravado de espinhos e outro atravessado por uma espada.



Sua Vontade Seja Feita

Espalhou-se prodigiosamente esta medalha. Em algumas cidades da França, só em 4 anos, de 1832 a 1836, venderam-se muito mais de 80 milhões.

Graças e milagres extraordinários acompanharam a divulgação desta medalha: Reanima-se a fé; Restauram-se os bons costumes e a virtude; Saram-se corpos; Convertem-se almas.

Perante isto, o Arcebispo de Paris, Monsenhor de Quélen, ordenou um inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da Medalha da Rua do Bac. Deste conclui-se:

"A rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e as graças singulares obtidas, parecem sinais do Céu, que confirmam a realidade das aparições, a veracidade das narrativas da vidente e a difusão da medalha".

Em 1846, em Roma, após a conversão de Afonso Ratisbonne, o Papa Gregório XVI confirmou as conclusões do Arcebispo de Paris.

Pio IX, o Papa da Imaculada, gostava de dar como presente. Leão XIII instituiu a festa.


LOURDES E A MEDALHA MILAGROSA

A Medalha Milagrosa é universalmente conhecida. Entretanto ignorava-se que as Aparições da Capela da Rua do Bac tenham preparado os grandes acontecimentos de Lourdes.

"A Virgem da Gruta apareceu-me tal e qual como está representada na Medalha Milagrosa." declarou Bernadette, que a trazia consigo.

A invocação da Medalha: " "Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS", suscitou um grande movimento de fé na Imaculada Conceição de Maria, que levou Pio IX a proclamar o Dogma em 1854. Quatro anos mais tarde, a Aparição de Lourdes confirmava, de maneira surpreendente, esta definição.

Os cristãos que nela souberem meditar, encontrarão um resumo de toda a doutrina da Igreja sobre o lugar de Maria na obra de Redenção e a Sua mediação universal.



Documentos relacionados

A Terceira Parte do Segredo de Fátima (em Inglês)

Texto da Alegada Terceira Parte do Segredo de Fátima (em Inglês)

Graves Faltas de Coerência entre a confirmada Terceira Parte do Segredo de Fátima com a Relatada pelo Vaticano e anteriores Escritos pela Irmã Lúcia (em Inglês)

Primeiras Publicações de Lúcia

Maçonaria Eclesiástica-O que pode ser? (em Inglês)

Sequência de Acontecimentos que conduzem ao Fim dos Tempos

Nossa Senhora de Fátima Revelação

Um Pontificado em Crise em Espanhol

Mistérios de Deus que pemitem que nós conheçamos melhor as Mensagens Celestiais (em Inglês)

Anatomia de uma Companha de Intoxicação da Opinião Pública

Autoria do Papa João Paulo II "Atravessando o Limiar da Esperança" (em Inglês)

Fomos Avisados pela Virgem Maria. Escutámos? (em Inglês)

Os Segredos Apocalípticos Revelados pelas Sagradas Escrituras---Como é que os entendemos a sua Afinidade com as Mensagens Celestes? (em Inglês)



Publicado em Setembro de 2007 - União Europeia

O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 2007- 2025 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español